Português - 12ª Classe (Longman Moç)
Português - 12ª Classe (Longman Moç)
Autor: Isabel Armado Fernão e Nélio José Manjate
Titulo: Pré - Universitário Português 12ª
Editora: Longam Moç.
Disciplina: Português
Classe: 12ª
Idioma: Português
Formato: PDF
Ano de lançamento: 2010
Tamanho: 33 MB
Outras Curiosidades
Origem e evolução da língua portuguesa
A península Ibérica e o latim A região conhecida como Península Ibérica teve um papel importante no encontro de vários povos, e dessa forma, o povo português resultou de um antigo e demorado processo de miscigenação e de constantes aculturações. A língua falada pelos conquistadores (romanos), o latim, dominou quase toda a região. O latim pode ser dividido em duas modalidades: o latim clássico, gramaticalizado, usado pelas pessoas cultas, era falado e escrito; e o latim vulgar, de vocabulário reduzido, falado por aqueles que encaravam a vida pelo lado prático sem as preocupações de estilística do falar, era apenas falado.
Origem e evolução da língua portuguesa
A língua portuguesa é uma língua românica, ou neolatina, que se originou no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal e é derivada do latim vulgar. A formação e a própria evolução da língua portuguesa contam com um elemento decisivo: o domínio romano, sem desprezar por completo a influência das diversas línguas faladas na região antes. Assim é que o latim vai passando por uma fase de transição, modificado pelos falares regionais,dando origem a vários dialetos,que recebem a denominação genérica de romanço.
O surgimento de Portugal como uma nação independente está vinculado às lutas travadas na Península Ibérica pela expulsão dos muçulmanos. Sabe-se que a língua portuguesa (do Brasil) é originária do português (de Portugal) e, como todo idioma, ela também sofreu uma evolução linguística histórica. Como todo sistema funcional e vivo, a língua acompanha a evolução de seu meio. Sendo assim, pode-se dizer que em Portugal a língua começou a mudar de acordo com as transformações sofridas no contexto social daquela época. A região de Portugal era cenário de momentos críticos de guerra e imposição de cultura alheia. As disputas territoriais acabaram por evidenciar um povo falante de uma "língua mista", pois já não era falado nem o latim vulgar e nem o clássico. Houve a mistura de falares decorrentes do substrato.
Evolução da língua portuguesa no tempo O estudo comparado de diversas línguas da Europa e da Ásia levou os linguistas a pensar que estar terão derivado de uma língua comum: o indo-europeu. Com excepção do basco, todas as línguas oficiais dos países da Europa Ocidental pertencem a quatro ramos da família indo-europeia: o helénico (grego), o românico (português, italiano, francês, castelhano e romeno), o germânico (inglês e alemão) e o céltico (irlandês e gaélico). Um quinto ramo, o eslavo, engloba diversas línguas actuais da Europa Oriental.
Do latim às línguas românicas O latim era a língua falada no Lácio (região de Roma), que se propagou além fronteiras com a romanização - processo de conquista territorial e dominação cultural efectuado pelos romanos.
O latim apresentava diferentes variedades e registros linguísticos: o latim clássico e o latim vulgar. Foi esta ultima variedade que se expandiu com ma romanização, pois era a língua utilizada pelos legionários, os soldados que participaram na expansão do Império Romano. Noutros locais, entrando em contacto com outras línguas e culturas, o latim sofreu modificações e diferenciações, originando primeiro os romanços e, depois, as línguas românicas ou novilatinas, constituídas pelas seguintes línguas: português, espanhol ou castelhano, italiano, francês, romeno, sardo e provençal.
Português - 12ª Classe (Longman Moç)
Reviewed by BAIXAR LIVROS
on
março 04, 2019
Rating:
Sem comentários: